sexta-feira, 10 de maio de 2013

O Homem Transicional: Registro

Prezados membros e demais colegas,

Segue abaixo o registro da palestra 'O Homem Transicional - para além do neurótico e borderline', que ocorreu junto ao lançamento do livro, na Sobepi. O autor e palestrante, psicanalista Nahman Armony, nos brindou com uma inquietante explanação de suas ideias acerca deste homem transicional. Trazemos, ainda, dois pequenos trechos deste livro.



"Estamos deixando para trás uma visão de mundo otimista e triunfalista, regada por um ideal de domínio e escravização da natureza e caminhando para outra onde o homem perde sua posição central e torna-se um ente penetrado e cercado por forças que escapam ao seu controle e, mesmo, conhecimento. No primeiro modo de estar no mundo, o desconhecido é um inimigo a ser domado e escravizado pelo Grão-Senhor; enquanto que no segundo modo, o desconhecido é um estranho com o qual estamos desenvolvendo uma convivência de companheiros."




"(...)Temos agora mais uma utopia em nosso horizonte que tanto concerne à clínica quanto ao social. Uma utopia que privilegia o acolhimento, a colocação delicada e sensível de limites, a compreensão da subjetividade alheia e da própria, o comprometimento com uma ecologia humana ética. O consultório pode tornar-se um lócus de resistência ao massacre da sociedade hipercapitalista, com suas dissimuladas mais hábeis e eficientes imposições e um fulcro para a transformação da subjetividade pessoal e social."



Gostaríamos de agradecer a presença de todos os que participaram, e um abraço especial ao psicanalista Nahman Armony - foi realmente tudo muito bom!


Um abraço a todos

Diretoria Colegiada da Sobepi

Um comentário:

  1. Muito bom o site da SOBEPI. Atraente, informativo e variado. Vocês estão de parabéns. Bjs. Nahman.

    ResponderExcluir