sábado, 16 de março de 2013

Registro da Aula Aberta: Sofrimento Narcísico

Prezados,

Logo abaixo um vídeo de registro da Aula Aberta da Sobepi, neste mês de Março: "O sofrimento narcísico e alguns de seus derivados". Nele, a psicanalista Izabel Szpacenkopf (membro da Sobepi e do Espace Analytique, de Paris) fala dos temas de suas pesquisas recentes, relacionadas à Teoria do Reconhecimento, e de como o sofrimento vai afetar o sujeito contemporâneo.

Ainda, destacamos um trecho do último livro da psicanalista, que ajuda a ilustrar aquilo que foi abordado.


"Estando as subjetivações ao alcance dos aspectos intrapsíquicos e dos que atuam a partir do complexo constituído pelo meio sociopolítico-cultural, defendemos não só a importância da ação do reconhecimento nesse processo, bem como que o seu estudo seja pelo viés transdisciplinar. O conceito de reconhecimento tem raízes em várias disciplinas, dentre elas: filosofia, política, filosofia social, antropologia, ciências sociais, psicanálise, educação.

(...) É importante ressaltar que o enfoque que imprimimos neste estudo não fala somente da relação indivíduo a indivíduo, mas se preocupa com a relação destes com o Estado e vice-versa. Dessa forma, o estudo do processo de reconhecimento está direcionado no sentido de verificar sua influência nas subjetivações, passando não só pela constituição psíquica e social de cada um, pelo viés da reciprocidade, da responsabilidade pelo outro, como ainda pela relação do indivíduo com o Estado - a saber, sua condição de cidadão, de seus direitos e deveres." 

[Adaptado de 'Perversão social e reconhecimento na atualidade', Izabel Szpacenkopf, 2011]


Visite a página da Sobepi no Facebook, e fique atento aos próximos eventos!

Um abraço a todos


Nenhum comentário:

Postar um comentário