terça-feira, 24 de julho de 2018

Seminários 2018/2

Prezados membros e amigos,

É com alegria que a Sobepi divulga os seminários da Formação em Psicanálise para 2018/2:


Seminários da Formação:
*Sempre aos sábados: 11 e 18/ago; 01 e 29/set; 06 e 20/out; 10 e 24/nov; 01/dez.


'Casos Clínicos de psicanálise com crianças 1'
Este seminário tem como fio condutor a leitura dos chamados casos clínicos clássicos da psicanálise com crianças, aproximando-os de relatos de casos da contemporaneidade. Temos como meta um duplo objetivo: promover leituras e abordagens compreensivas desses textos, e também discutir, a partir do confronto dessa diversidade, os diferentes estilos e abordagens que vêm constituindo as práticas de psicanálise com crianças.

Horário: 10h30.
Docente: Mario Orlando Favorito (Psicanalista membro efetivo da Sobepi; Mestre em Filosofia e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-RJ).


'Sexualidade Feminina'
Acompanhar na obra freudiana os modos de elaboração da sexualidade feminina, seus destinos e impasses, desde o interior de um sistema falocêntrico até as consequências possíveis das diferenças sexuais. E, a partir da elaboração da noção de feminilidade, perceber a abertura tanto para a mulher como para o homem de outras possibilidades. O que não deixa de afirmar a existência do mal-estar entre os sexos e, também, em cada sexo.

Horário: 13h (no auditório)
Docente: Monica Messina (psicóloga e psicanalista)


'Pulsão e Inconsciente'
Inconsciente e pulsão são dois conceitos fundamentais da psicanálise sobre os quais iremos nos debruçar neste curso, seguindo a trajetória da teoria psicanalítica freudiana. Partiremos do esboço do inconsciente apresentado no texto Interpretação dos Sonhos (1900) em direção a segunda tópica do aparelho psíquico desenvolvida no ano de 1923. Paralelamente, estudaremos a introdução do conceito de pulsão (Trieb) e seus desdobramentos, chegando ao corte teórico promovido pelo novo elemento proposto por Freud: a pulsão de morte. 

Horário: 13h
Docente: Leonardo Lopes Miranda (psicanalista, Mestre  e Doutorando em 'Pesquisa e Clínica em Psicanálise', pela UERJ)


Local: Sobepi (Rua Elvira Machado, 06 - Botafogo / RJ)
Informações e Inscrições: (21) 2275-8205 / sobepi@sobepi.org.br

Um abraço a todos,
Diretoria Colegiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário