segunda-feira, 3 de junho de 2013

Teatro: Freud - A Última Sessão

Prezados membros da SOBEPI,

Em parceria com a produção da peça 'Freud: A Última Sessão', os membros da SOBEPI terão um desconto de 50% no valor do ingresso, para esta o dia 20 de Junho (5a feira), às 21h30. O valor, com desconto, fica em R$ 30. A peça está em cartaz no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea. A peça dura 70 minutos.

Segue abaixo o release da peça. premiada e conhecida mundialmente, que tem sido sucesso de público e crítica. Não percam! Membros interessados, favor entrar em contato com a SOBEPI, pelo 2275-8205.


"A comédia, “Freud - A última sessão” é a montagem no Brasil da premiada peça do autor americano MARK ST. GERMAIN. O texto é baseado no livro escrito pelo Dr. Armand Nicholi - professor clínico de psiquiatria da Harvard Medical School - “Deus em Questão”, que conta o encontro de Sigmund Freud, crítico de longa data da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado egresso de Oxford, crítico literário e talvez o mais influente e popular defensor da fé baseada na razão. “Freud e Lewis representam nossas partes conflitantes”, registra o Dr. Nicholi.  

A montagem reproduz o cenário onde Freud desenvolvia sua psicanálise, mesmo exilado na Inglaterra em plena segunda guerra mundial em 1939, durante o início da invasão de Hitler. Tempo marcante para história. A caracterização dos atores será a mais próxima possível das duas personagens centrais, o professor C.S Lewis e Sigmund Freud, fazendo acreditar que estamos naquele tempo, não só assistindo mas vivenciando de forma hiper realista. “É um espetáculo para rir, pensar e se emocionar muitas vezes; difícil reunião em um trabalho de arte. 'Freud – a última sessão', acaba de ganhar o premio de melhor peça Off Broadway Alliance Awards 2011 e agora vai conquistar o público brasileiro”, avisa a diretora Ticiana Studart.

O espetáculo revive o encontro entre Sigmund Freud, o criador da psicanálise e ateu ferrenho, interpretado pelo ator Helio Ribeiro e CS Lewis, professor da Oxford, escritor e cristão fervoroso, pelo ator Leonardo Netto.  

Deus criou o Mundo? Ou será que essas possibilidades são fantasias criadas pelo homem para seu suporte? Falas cortantes, contundentes de ambas as partes cheias de humor. O sarcasmo e a ironia rondam toda essa discussão. O público, pelas idéias contundentes ali propostas se confundirá, por mais ateus e cristãos que sejam. A discussão real é sobre Freud, um ateu convicto, não admitir que um intelectual com todas as possibilidades de Lewis, seja um cristão fervoroso. De forma acessível, temas como religião, psicanálise, sexo e sociedade humana, são abordados. O que é a felicidade? Deus existe? Como encontramos sentido e propósito em nossas vidas? Como conciliamos o conflito do amor e sexualidade? Como lidamos com o problema do sofrimento e a inevitabilidade da morte? 

C. S. Lewis e Sigmund Freud argumentam lado a lado, refletindo sobre os pontos fracos e as alternativas aos seus posicionamentos. Certamente o público sairá rindo das personagens, mas também pensadores da sua fé ou da ausência dela. Poderemos nos posicionar no lado que quisermos, pois teremos acabado de presenciar um recorte de um dos confrontos mais profundos da história. O propósito do espetáculo é olhar para a vida humana a partir de dois pontos de vista diametralmente opostos: as do crente e do incrédulo e examinar vários dos problemas básicos da vida em termos dessas duas visões conflitantes."

Um abraço a todos e até lá,

Diretoria Colegiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário