terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mafalda, psicanálise, etc.

Olá a todos! Ou deveríamos dizer 'hola'?

Abaixo, duas tirinhas da Mafalda, pequena-gigante personagem do quadrinista argentino Quino.

Indignada, inconformada, reflexiva, preocupada com os rumos do planeta... Mafalda diverte e faz pensar. Aqui, um pequeno passeio dela pela psicanálise, y otras cositas más...

[CLIQUE NA IMAGEM!]


[CLIQUE NA IMAGEM!]

"Ao praticar psicanálise, tenho o propósito de:
me manter vivo;
me manter bem;
me manter desperto.
Objetivo ser eu mesmo e me portar bem.

Uma vez iniciada uma análise espero continuar com ela, sobreviver a ela e terminá-la. Gosto de fazer análise e sempre anseio pelo seu fim. A análise só pela análise para mim não tem sentido. Faço análise porque é do que o paciente necessita.

(...) Embora a psicanálise possa ser infinitamente complexa, pode-se dizer algumas coisas simples sobre o trabalho que realizo (...). Simplicidade marcante só é possível como prêmio do fortalecimento do ego trazido pela análise." 

[D.W.Winnicott, 'Os Objetivos do tratamento psicanalítico', 1962]

Um abraço a todos,

Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário