terça-feira, 12 de junho de 2012

Drummond & a Linguagem

Caros,

Nosso grande Drummond dá uma canja no blog da Sobepi com um tema que é caro a nós, psicanalistas - e demais a ele, coisa não menos óbvia...

'O BEM MAIS PERIGOSO'

"Havendo meditado profundamente sobre a afirmação do poeta Hölderlin - 'a linguagem é o mais perigoso de todos os bens' - o Sr. Saturnino deliberou recolher-se à mudez total. Sua boca não pronunciou mais um monossílabo.


A família sentiu que não havia argumento ou artifício capaz de devolvê-lo ao mundo dos sons, e por sua vez foi ficando calada. No fim de seis meses ninguém falava naquela casa. Nem as moscas zumbiam.

A história da família silenciosa provocou certa curiosidade, mas outros seis meses se passaram, e não se prestou mais atenção naquilo. Saturnino e família foram esquecidos.

Não pediam, não reclamavam, não pleiteavam nada. Ultimamente nem saíam de casa. A casa não se abria. O fiscal de arrecadação, por força de lei, bateu à porta para intimar Saturnino a pagar com multa os impostos. A porta abriu-se sem ranger e lá dentro foram encontrados Saturnino e seus familiares transformados no advérbio jamais."

[Contos Plausíveis - Carlos Drummond de Andrade, 1981]

Um abraço a todos,

Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário