terça-feira, 24 de abril de 2012

Contardo Calligaris e Jurandir Freire Costa

Olá,

Segue abaixo trecho de uma entrevista bacana do psicanalista Contardo Caligaris, concedida ao jornal 'Valor Econômico'. A íntegra está em http://www.valor.com.br/cultura/2624388/o-psicanalista-mora-ao-lado.

A contemporaneidade, aliás, é algo, logo se percebe, caro ao psicanalista. Embora não veja problemas em esbarrar num certo tipo de nostalgia, há outros que podem ser menos inofensivos. Se o assunto são as angústias e dilemas da sociedade atual, ele costuma se apressar a dizer que "evita culpar os tempos". "Quando a gente diz sinal dos tempos, está sempre sendo hipocritamente trágico, como se falasse 'ah, meu deus, para onde fomos?'. Acho que fomos para um lugar imensamente melhor que os lugares nos quais já estivemos - e estou falando como espécie -; então, não tenho nostalgia de um passado que não vivi nem do passado que eu vivi. É muito melhor ter celular, internet."
Jefferson Coppola/FolhapressCom Tom Zé, em 2006, no debate São Paulo É Melhor do Que Parece?
Isso não quer dizer que não tenhamos questões próprias de nossa época. A medicalização da tristeza e das angústias, tema já abordado pelo colunista, não estariam entre elas? Porque os antidepressivos e ansiolíticos se tornaram tão populares? "O aspecto pior da medicação talvez não sejam os remédios em si, mas seja o fato de que acabamos tendo uma leitura médica da experiência, tomando ou não remédio. Que se medique a depressão não teria problema nenhum, agora que a tristeza, o luto, a dor não sejam mais experiências e consideradas como patologias, isso eu acho uma loucura", afirma.

Temos ainda duas 'boas' para esta semana, meio em cima - então marquem na agenda! - ou no smartphone, né?... Lá vai:


[Clique na imagem!]

'Gradiva: Um exemplo da Clínica da Transicionalidade'

Com José Outeiral e Jurandir Freire Costa
28 de abril - Sábado, às 10h.
No Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro  
[R. David Campista, 170, Humaitá]













[Clique na imagem!]
Cinema & Psicanálise
27 de abril - 6a feira, às 18h30min.


"Gritos e Sussurros", de Ingmar Bergman


No Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro
Debatedor: Jurandir Freire Costa











Um abraço,
Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário