terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Seminários 2018/1

Prezados membros e amigos,

É com alegria que a Sobepi divulga os seminários da Formação em Psicanálise para 2018/1:

[Freud e Eva Freud]

Seminários da Formação:
*Sempre aos sábados: 10 e 24/3; 7 e 28/4; 12 e 26/5; 2, 16 e 30/6; 7/7.

'Conceitos Fundamentais em Psicanálise'


"A Psicanálise pode ser abordada em 3 níveis: como método de investigação que consiste essencialmente na evidenciação do significado inconsciente das palavras, das ações e das produções imaginárias do indivíduo;
como método psicoterápico baseado nesta investigação e se dá através da interpretação e da relação transferencial; e como um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas que são sistematizados.

A Psicanálise tem como objetivo a investigação e compreensão do Inconsciente. O EU não é "senhor da própria casa”. O ser humano, portanto, não governa sua subjetividade. Seu psiquismo inconsciente é que determina o consciente. Daí a importância, através do estudo da Psicanálise, de poder adentrar os meandros da mente humana em suas várias camadas.

A trajetória dos conceitos fundamentais que formam seus pilares passará pela introdução dos seguintes tópicos: Inconsciente, 1º Tópica, Recalque, Sonhos, 2º Tópica, Pulsão, Narcisismo, Édipo e Transferência."

> Horário: 13h às 14h30 (sala A)
> Docente: Maria Eugênia Reis (psicóloga e psicanalista)


'Infância, Sociedade e Cultura'

Nas sociedades da disciplina e do controle, as práticas de produção de subjetividade no âmbito da infância operam em diferentes vetores. Compreendida como uma construção sócio-histórica da Modernidade, a infância vem sendo alvo, desde então, de processos de produção subjetiva que têm nos saberes e nas práticas de cunho cientificista, calcadas no modelo naturalista médico, em aliança com a disciplina e o controle presentes na instituição escolar, um dos vetores mais eficazes para sua conformação. No cenário mais atual, também estão presentes a indústria cultural e as novas mídias.

Neste seminário, temos como objetivo discutir a constituição da criança escolarizada como a resultante de um movimento que, do ponto de vista epistemológico, produziu a normatização, e, do ponto de vista institucional, a normalização da infância.


No tempo presente, a criança-aluno não é apenas o alvo de uma tipologia normalizadora estritamente pedagógica, pois a infância escolarizada entrou na esfera da medicalização e da patologização de suas condutas, numa crescente ampliação das práticas reguladoras daquilo que escapa à norma, onde a escola tem sido um dos locus privilegiados desse processo.


Esses processos de assujeitamento estariam contribuindo para a despotencialização do viver criativo? Estariam preparando o terreno para a predisposição psicossocial para a emergência de sujeitos com uma personalidade  permeável ao autoritarismo? 


Seria possível pensar dispositivos que favoreçam e promovam o alargamento do espaço potencial na escola, apontando outros destinos  para essa importante instituição na vida das crianças? A patologização de condutas e a medicalização de crianças estariam cumprindo a função de controle subjetivo, apoiadas na disciplina e na biopolítica?


O que pode a psicanálise na escuta desse mal-estar da infância na escola, frente a estes novos cenários?
Neste seminário, propomos discutir estas questões à luz de autores do campo da filosofia e da psicanálise que as abordaram em seu pensamento, como M. Foucault, G. Deleuze, S. Ferenczi, D. Winnicott e outros que seguiram as sendas abertas por estes, ampliando-as e desdobrando-as em novos caminhos.

> Horário: 10h30 às 12h.
> Docente: Mario Orlando Favorito (Psicanalista membro efetivo da Sobepi; Mestre em Filosofia e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-RJ).


'Neurose Obsessiva'

"De obsessivos e obsessões: um percurso através da neurose obsessiva. O seminário propõe transitar desde a perspectiva de Freud, partindo do caso do Homem dos Ratos, até Filón, apresentado por Serge Leclaire, referências fundamentais para a apreensão psicanalítica da Neurose Obsessiva."

> Horário: 13h às 14h30 (no auditório, por skype)
> Docente: Jorge Volnovich (psicanalista, membro fundador da Sobepi)


*Informações e inscrições:
(21) 2275-8205 / sobepi@sobepi.org.br

Um abraço a todos,
Diretoria Colegiada

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Formação em Psicanálise 2018

A Sobepi divulga:

Formação em Psicanálise 2018




Estudo da teoria psicanalítica + Prática clínica (atendimento e supervisão). 

Público alvo: estudantes universitários cursando o último período de graduação, bem como profissionais de qualquer área de atuação (psicólogos, médicos, advogados, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, pedagogos, sociólogos, filósofos, antropólogos, etc).

*Seminários específicos da formação;
* Seminários quinzenais;
*Grupo de formação sob supervisão/coordenação de psicanalista da instituição;

> Para informações e inscrições: 
(21) 2275-8205 / sobepi@sobepi.org.br

Um abraço a todos
Diretoria Colegiada

Natal 2017

Prezados membros e amigos,


É com alegria que convidamos para o a confraternização da Sobepi!

Dia 9/12 (sábado), às 15h.
Leve de beber ou de comer para fecharmos o ano celebrando nossa amizade!

Um abraço a todos
Diretoria Colegiada

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Infância e adolescência no século XXI

Prezados membros e amigos, a Sobepi divulga:

Grupo de estudos: 

"Infância e adolescência no século XXI"




Os desafios impostos pelos tempos atuais convocam abordagens, pensamento e sensibilidade também atuais. A psicanálise, ao sustentar a potência do inconsciente como verdade do sujeito, tem muito a contribuir diante de questões contemporâneas como bullying, transtornos alimentares, medicalização e sexualidade.

Conceitos como ‘brincar’, ‘agressividade’, ‘inconsciente’, serão estudados a partir (mas não só) de dois autores fundamentais no campo psicanalítico, que se mostram incrivelmente atuais: Ferenczi e Winnicott – ambos autodenominados freudianos, com percursos peculiares e instigadores.

Assumimos, como Bezerra Jr. (2013), que é preciso “um diálogo desassombrado e aberto com as diversas maneiras de entender a consciência, a experiência subjetiva e o sujeito”. Este grupo de estudos em psicanálise fica, assim, aberto também a profissionais e estudantes de outras áreas que se sensibilizem com as questões expostas e com a abordagem psicanalítica.


Coordenadores:
Lourdes Lira (psicanalista membro efetivo da SOBEPI)
Rodrigo Tupinambá (psicanalista membro efetivo da SOBEPI)

Início: 12 de Março de 2018. Duração indeterminada.
Horário:  2af, quinzenal, de 12h às 13h30.

Vagas: 12
Condição: Entrevista com os coordenadores.

Investimento semestral: 
R$ 350 (membros) / R$ 450 (público externo) - em 03 parcelas.

Local: Sobepi (Rua Elvira Machado, 06 - Botafogo/RJ)
Inscrições: (21) 2275-8205 / sobepi@sobepi.org.br

Um abraço a todos
Diretoria Colegiada

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

XIX Jornada Científica Interna da SOBEPI

“Luto e Melancolia:
100 anos de desafios e atualidades”

[28 de Outubro de 2017]
Programação:
10h – Abertura
10h15 – Mesa 1: “Depressão e Clínica Psicanalítica Contemporânea.”
Palestrante: Issa Damous
(Doutora em Psicologia Clínica – PUC/RIO; Profa. Adjunta e Supervisora do Depto. de Psicologia UFF/ Rio das Ostras).



[12h – Almoço]

13h30 – Mesa 2: “As Avós da Praça de Maio: quando o luto se fez verbo

Palestrante: Márcia Balmberg
(Membro em Formação da SOBEPI)

[15h – Coffee Break]

15h30 - Mesa 3: Reunião Interna dos Membros da SOBEPI - preparação para a XX Jornada Científica.

Local: SOBEPI (Rua Elvira Machado, 06 – Botafogo/RJ)
Inscrições & Info: (21) 2275-8205 / sobepi@sobepi.org.br

sobepi.blogspot.com.br
facebook.com/SobepiPsicanalise
facebook.com/groups/sobepi
sobepi.org.br

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Freud e a homossexualidade

“Minha querida Senhora,
Lendo a sua carta, deduzo que seu filho é homossexual. Chamou fortemente a minha atenção o fato de a senhora não mencionar este termo na informação que acerca dele me enviou. Poderia lhe perguntar por que razão? Não tenho dúvidas que a homossexualidade não representa uma vantagem, no entanto, também não existem motivos para se envergonhar dela, já que isso não supõe vício nem degradação alguma.


Não pode ser qualificada como uma doença e nós a consideramos como uma variante da função sexual, produto de certa interrupção no desenvolvimento sexual. Muitos homens de grande respeito da Antiguidade e Atualidade foram homossexuais, e dentre eles, alguns dos personagens de maior destaque na história como Platão, Miguel Ângelo, Leonardo da Vinci, etc. É uma grande injustiça e também uma crueldade, perseguir a homossexualidade como se esta fosse um delito. Caso não acredite na minha palavra, sugiro-lhe a leitura dos livros de Havelock Ellis.

Ao me perguntar se eu posso lhe oferecer a minha ajuda, imagino que isso seja uma tentativa de indagar acerca da minha posição em relação à abolição da homossexualidade, visando substituí-la por uma heterossexualidade normal. A minha resposta é que, em termos gerais, nada parecido podemos prometer. Em certos casos conseguimos desenvolver rudimentos das tendências heterossexuais presentes em todo homossexual, embora na maioria dos casos não seja possível. A questão fundamenta-se principalmente, na qualidade e idade do sujeito, sem possibilidade de determinar o resultado do tratamento.

A análise pode fazer outra coisa pelo seu filho. Se ele estiver experimentando descontentamento por causa de milhares de conflitos e inibição em relação à sua vida social a análise poderá lhe proporcionar tranqüilidade, paz psíquica e plena eficiência, independentemente de continuar sendo homossexual ou de mudar sua condição.”

(Freud, Sigmund - 18 de Abril de1935. A carta está exibida no Museu de Sexologia, em Londres)

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Palestra: o fazer analítico nos dias atuais

Prezados membros e amigos, a Sobepi convida para a palestra:

'O fazer analítico nos dias atuais'



Embora desde 1937 Freud já abordasse o problema dos limites da interpretação, foi a partir do desafio colocado pelas patologias graves, de etiologia traumática, que a clínica psicanalítica se confronta ainda mais com esses limites, transformando-se profundamente. Minha proposta é abordar essas mudanças teórico-clínicas, partindo das contribuições pioneiras de Ferenczi, para depois trabalhar a perspectiva de Winnicott. 

Essas abordagens enfatizam as dimensões afetiva e relacional como os agentes terapêuticos mais importantes do processo analítico. Assim, nos dias atuais, a atitude analítica afasta-se da neutralidade distante e do privilegio dado à interpretação do recalcado, enfatizando-se o tato, a confiabilidade e a compreensão empática do analista, especialmente no tratamento de pacientes graves e regressivos.

Com Ana Lila
(Psicanalista membro do CPRJ e professora associada do Instituto de Psicologia da UFRJ)

Data:  06 de Outubro (6af), às 10h.
Local: Sobepi - Rua Elvira Machado, 06 - Botafogo / RJ.

Investimento: R$ 40
*Inscrições e Info.: (21) 2275-8205

Um abraço a todos
Diretoria Colegiada

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Palestra cancelada

AVISO DE CANCELAMENTO:
Prezados (as),
A palestra "A GRAMÁTICA DO SILÊNCIO EM WINNICOTT", prevista para esta 5af, por motivos alheios à nossa vontade, foi cancelada.
Atenciosamente,
Diretoria Colegiada da Sobepi

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Discursos

A Sobepi divulga o Curso Livre:

 'A criança na trama dos discursos familiares'



“Pensamos que decidimos o que queremos, mas na verdade é o que os outros quiseram; mais especificamente, a nossa família é quem nos fala” (Jacques Lacan, Seminário 23 - O sinthoma). 

Dar sentido a sua própria existência a partir do Outro, é o que destaca Lacan, como imponderável, na medida em que somos falados pela nossa família -  nesta trama de discursos que chamamos de destino.

Este curso nos permitirá interrogar os mal-entendidos nas tramas dos discursos que são colocadas a uma criança em relação à linhagem de onde ela adveio e como, a partir deste encontro, a criança sobrevém como sujeito.


Datas: 10, 17. 24 e 31 de outubro (sempre às terças)
Horário: 19.00h às 20.30h

Docente: Luciane Stern (Psicanalista com 34 anos de prática clínica, Diretora da Clinica Stern, Ex Professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ).


Um abraço a todos
Diretoria Colegiada

Lançamento

A Sobepi convida para palestra e lançamento do livro:

"A GRAMÁTICA DO SILÊNCIO EM WINNICOTT"



Com o autor Sergio Gomes (psicanalista) e a Zagodoni Editora.

*Dia 31 de Agosto, às 20h na SOBEPI.
(R. Elvira Machado, 06 - Botafogo / RJ)

**Info: (21) 2275-8205 / sobepi@sobepi.org.br

Um abraço a todos
Diretoria Colegiada

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Seminários 2017/2

Prezados membros e amigos,

Seguem abaixo os seminários da Formação em Psicanálise para o segundo semestre (necessária entrevista prévia para não membros).

*Sempre aos sábados, quinzenais:

Agosto 12, 26 | Setembro- 16, 30 | Outubro 07, 21 

Novembro 11, 25 | Dezembro 02, 09.

(Total de 10  encontros)




9h Grupo de Formação
Docente: Manuela Birtel Amendola (psicanalista)


10h30  "Clínica com Adolescentes"
Docente: Anriet Siqueira (psicanalista)

(Ementa do seminário "Clínica com adolescentes": Adolescência, cultura e sociedade contemporânea; Psicanálise e Adolescência; Clínica da Adolescência; Psicose na Adolescência; O corpo em ato: anorexia, bulimia e suicídio; Adolescentes em conflito com a Lei: transgressão, condutas anti-sociais e delinquência; Adolescência e toxicomanias.)






13h "Topologia e Sonhos"
Docente: Sérgio Gomes (psicanalista)

(Ementa do seminário 'Topologia e Sonhos': No grego antigo, topologia ou tópica advém de "topos" (lugar), ou seja, refere-se a uma teoria dos lugares. Freud usou o termo como adjetivo e como substantivo, para definir o aparelho psíquico em duas etapas essenciais de sua elaboração teórica: na primeira tópica freudiana (1900-1920), ele distinguiu "o inconsciente", "o pré-consciente" e "o consciente", culminando com a publicação de "A interpretação dos sonhos". Na segunda tópica (1920-1939), Freud acrescentou três instâncias ou lugares ao psiquismo: "o isso", "o eu" e "o supereu". Neste curso, abordaremos a topologia freudiana, bem como as principais elaborações sobre da teoria dos sonhos).



14h30 "Histeria" (auditório)
Docente: Mônica Messina (psicanalista)

(Ementa do Seminário 'Histeria': "São múltiplas as leituras e possibilidades de transmissão da psicanálise - o que nos obriga a um permanente retorno a Freud e à releitura de sua obra. Uma vez introduzidos no universo conceitual freudiano, é preciso estender a reflexão sobre a Histeria à atualidade, bem como estabelecer o debate em torno da obra freudiana.")


14h30 "Conceitos Fundamentais em psicanálise" (sala1)
Docente: Maria Eugênia Reis (psicanalista)

(Ementa do Seminário 'Conceitos Fundamentais': 
"A Psicanálise pode ser abordada em 3 níveis: Como método de investigação que consiste essencialmente na evidenciação do significado inconsciente das palavras, das ações e das produções imaginárias do indivíduo; como método psicoterápico baseado nesta investigação, que se dá através da interpretação e da relação transferencial; e como um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas que são sistematizados".)

Investimento: Público externo: R$570 (ou 03 parcelas de R$190).


Um abraço a todos,
Diretoria Colegiada

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Seminários Livres - Maio/Junho

Seminários que começam neste sábado! 

1) 'SEXUAÇÃO e TRANSEXUALIDADE'
"O fenômeno transexual se impõe na agenda das questões sociais, psíquicas e de gênero no século XXI. A psicanálise sustenta conceitos que podem contribuir para a complexificação do debate, em contraposição às simplificações mais rasteiras".

*Docente: Barbara Zenicola (Doutoranda em psicanálise)
*Datas: 13 e 27 mai; 10 jun (sempre aos sábados)
*Horário: 09h às 10h30.
*Investimento: Membros: R$ 270 (ou 2 x R$ 135)
Público Externo: R$ 300 (ou 2 x R$150)



+++

2)'WINNICOTT E A EDUCAÇÃO'
"As ideias de Donald Winnicott alcançam mais do que o setting analítico; com sua experiência e investigações sobre a natureza humana, o analista inglês instiga à compreensão do psiquismo e dos fenômenos sociais também noutros campos - aonde, notadamente, a educação pode se beneficiar de seus preceitos".
*Docente: Davy Bogomoletz (psicanalista, tradutor de obras de Winnicott no Brasil) - por videoconferência.
*Datas: 13 e 27 mai; 10 jun (sempre aos sábados)
*Horário: 11hàs 12h30
*Investimento: Membros: R$ 270 (ou 2 x R$ 135) / Público Externo: R$ 300 (ou 2 x R$150)


*O pagamento é a confirmação de sua vaga.
**30% de desconto para estudantes de graduação com comprovante.
> Informações e inscrições (21) 2275-8205 | sobepi@sobepi.org.br

sábado, 11 de março de 2017

Psicanálise com famílias

Prezados membros e amigos, a Sobepi divulga:

'Psicanálise com famílias'



"As relações familiares envolvem complexas tramas que, muitas vezes, causam sofrimento. A psicanálise dispõe de ferramentas para abordar tais relações, ajudando a reconhecer as subjetividades em cada configuração familiar."

Docente: Maria Inés Tozatto (psicanalista)
Horário: 10h30 às 12h.

Seminário da Formação em Psicanálise:
Sábados quinzenais (necessária entrevista prévia):
18 mar; 01 e 08 abr; 06 e 20 mai; 03 e 24 jun; 01, 08 e 15 jul

*Local: Sobepi (Rua Elvira Machado, 06 - Botafogo, RJ) 
*Inscrições e informações: (21) 2275-8205 / sobepi@sobepi.org.br

> O pagamento é a garantia de sua reserva de vaga. Lugares limitados. 
>> Não há devolução do valor em caso de falta ou desistência.

*Investimento
Público externo: R$570 (ou 03 parcelas de R$190).

Um abraço a todos

Diretoria Colegiada

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Sexuação Transexualidade

Prezados membros e amigos, a Sobepi divulga o seminário livre

'Sexuação e Transexualidade'


"O fenômeno transexual se impõe na agenda das questões sociais, psíquicas e de gênero no século XXI. A psicanálise sustenta conceitos que podem contribuir para a complexificação do debate, em contraposição às simplificações mais rasteiras".

Docente: Barbara Zenicola (Doutoranda em psicanálise)
Datas: 13 e 27 mai; 10 jun (sempre aos sábados)
Horário: 09h às 10h30.
Investimento: Membros: R$ 270 (ou 2 x R$ 135) / Público Externo: R$ 300 (ou 2 x R$150)

Um abraço a todos,
Diretoria Colegiada

Winnicott e a educação

Prezados membros e amigos, a Sobepi divulga o seminário livre

'Winnicott e a Educação'


"As ideias de Donald Winnicott alcançam mais do que o setting analítico; com sua experiência e investigações sobre a natureza humana, o analista inglês instiga à compreensão do psiquismo e dos fenômenos sociais também noutros campos - aonde, notadamente, a educação pode se beneficiar de seus preceitos".

Docente: Davy Bogomoletz (psicanalista, tradutor de obras de Winnicott no Brasil)
Datas: 13 e 27 mai; 10 jun (sempre aos sábados)
Horário: 11hàs 12h30
Investimento: Membros: R$ 270 (ou 2 x R$ 135) / Público Externo: R$ 300 (ou 2 x R$150)

Um abraço a todos,
Diretoria Colegiada

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Psicanálise com bebês

Prezados membros e amigos, a Sobepi divulga o seminário livre:

'Psicanálise com bebês'


"A psicanálise é, ainda e sempre, a psicanálise em seus conceitos e fundamentos; possui, no entanto, especificidades que podem ser abordadas a partir do enriquecimento das perspectivas do analista".

Docente: Manuela Birtel (psicanalista)
Datas: 15 e 22 fev; 08 e 15 mar (sempre às 4as)
Horário: 09h30 às 12h30.
Investimento: Membros: R$ 408 (ou 2 x R$ 204) / Público Externo: R$ 480 (ou 2 x R$240)

Um abraço a todos,
Diretoria Colegiada

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Seminários de Psicanálise - 2017 / 1

Prezados membros e amigos, a Sobepi divulga os seminários de 2017/1:

> Seminários da Formação em Psicanálise:
Sábados quinzenais (necessária entrevista prévia):
18 mar; 01 e 08 abr; 06 e 20 mai; 03 e 24 jun; 01, 08 e 15 jul


'Psicanálise com famílias'


"As relações familiares envolvem complexas tramas que, muitas vezes, causam sofrimento. A psicanálise dispõe de ferramentas para abordar tais relações, ajudando a reconhecer as subjetividades em cada configuração familiar."

Docente: Maria Inés Tozatto (psicanalista)
Horário: 10h30 às 12h.


'Recalque e Transferência'


"Os conceitos de Recalque e Transferência remetem às bases do pensamento psicanalítico, com implicações diretas na relação analítica e seus desdobramentos"

Docente: Sérgio Gomes (psicanalista e doutor em psicologia clínica)
Horário: 13h às 14h30.


'Escola Inglesa: Winnicott e Klein'

 A Escola Inglesa representa um marco na História da Psicanálise, na medida em que enfatiza as questões advindas das relações objetais - bem como suas implicações na própria constituição do sujeito.


Docente: Cidiane Vaz Melo (psicóloga, doutoranda em psicologia clínica)
Horário: 14h30 às 16h.

*Investimento seminários de Formação
Público externo: R$570 (ou 03 parcelas de R$190).

***

>> Seminários Livres:
(Não é necessária entrevista prévia)

'Psicanálise com bebês'


"A psicanálise é, ainda e sempre, a psicanálise em seus conceitos e fundamentos; possui, no entanto, especificidades que podem ser abordadas a partir do enriquecimento das perspectivas do analista".

Docente: Manuela Birtel (psicanalista)
Datas: 15 e 22 fev; 08 e 15 mar (sempre às 4as)
Horário: 09h30 às 12h30.
Investimento: Membros: R$ 408 (ou 2 x R$ 204) / Público Externo: R$ 480 (ou 2 x R$240)

'Sexuação e Transexualidade'


"O fenômeno transexual se impõe na agenda das questões sociais, psíquicas e de gênero no século XXI. A psicanálise sustenta conceitos que podem contribuir para a complexificação do debate, em contraposição às simplificações mais rasteiras".

Docente: Barbara Zenicola (Doutoranda em psicanálise)
Datas: 13 e 27 mai; 10 jun (sempre aos sábados)
Horário: 09h às 10h30.
Investimento: Membros: R$ 270 (ou 2 x R$ 135) / Público Externo: R$ 300 (ou 2 x R$150)

'Winnicott e a Educação'


"As ideias de Donald Winnicott alcançam mais do que o setting analítico; com sua experiência e investigações sobre a natureza humana, o analista inglês instiga à compreensão do psiquismo e dos fenômenos sociais também noutros campos - aonde, notadamente, a educação pode se beneficiar de seus preceitos".

Docente: Davy Bogomoletz (psicanalista, tradutor de obras de Winnicott no Brasil)
Datas: 13 e 27 mai; 10 jun (sempre aos sábados)
Horário: 11hàs 12h30
Investimento: Membros: R$ 270 (ou 2 x R$ 135) / Público Externo: R$ 300 (ou 2 x R$150)

***
Um abraço a todos,
Diretoria Colegiada